Páginas

23.7.17

Cerimônia das Areias - Casamento

Olá Pessoal !

Tudo bem ?

  Tem muitos posts sobre meu casamento que ainda vou postar aqui, sei que estou um pouco (muito, rs) atrasada, pois já tenho um ano e meio de casada, rs.

   Mas hoje quero contar pra vocês uma coisa diferente e inovadora que tive no meu casamento, foi a cerimônia das areias.



Origem: 

  • Alguns dizem que a Cerimônia das Areias teve início no Havaí nas cerimônias realizadas na areia, onde os noivos pegavam um punhado de areia para os depositar juntos, num único recipiente sobre o altar. 
  • Outros defendem a origem como sendo dos nativos dos Estados Unidos, os Apaches (indígenas), que nas cerimônias de casamento, uniam as areias coloridas numa tigela.

Significado:

    Esta cerimônia pode ainda ser vista como uma forma de compreender o real significado dos ensinamentos Bíblicos :
Gênesis (2:24) – "… o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne".
Marcos (10.9) – "O que Deus uniu o homem não separa".
   Seguindo o princípio do casamento, o homem e a mulher se unem para sempre, e diante de Deus serão uma só carne, e a ideia das areias é essa, após os noivos misturarem suas areias de cores diferentes, não é possível separá-las. 

  A Cerimônia das Areias tornou-se um ritual ecumênico incorporado na cerimônia religiosa, onde, com sua forma clara, participa todos os presentes da cerimônia, por sua beleza, simbologia e significado.


Ritual : 
   É necessário ter um recipiente grande de vidro, e outros menores com as areias, a quantidade de vidros menores depende da quantidade de pessoas que irão participar, sendo um recipiente para cada pessoa. No meu caso, foi um para noiva, noivo, mãe da noiva e pais do noivo.


    Inicia-se o procedimento com os pais e padrinhos, é legal recitar textos explicativos, para os convidados entenderem a mensagem, pois cada cor de areia tem um significado, um desejo para a vida do casal. No meu caso, só os pais e os noivos ( é claro ) participaram da cerimônia ativamente, pois achamos que eram muitos padrinhos e demoraria um pouco, e que o sentido da coisa é deixar seus pais para se unir, como no versículo bíblico, os padrinhos só estão ali para dar apoio. 
   Embora a participação dos pais e padrinhos seja opcional (a cerimônia poderá ser feita somente entre os noivos tendo os pais e padrinhos ainda presentes), eu vejo apenas os padrinhos como opção nesse momento, pois os pais são a representação maior das bênçãos de Deus nesta união. Todos que assistiram esse momento amaram a ideia e se emocionaram muito.

    A ordem das pessoas a despejarem a areia no pote maior, é a seguinte:
1- Pais da noiva;
2 - Pais do noivo;
3 - Casais de padrinhos (opcional);



Na minha cerimônia, os pais dos noivos jogaram a areia juntos.

4 - Finalmente a hora mais esperada, a vez dos noivos.
Eles pronunciam algumas palavras e depositam um pouco de sua areia :
  • Noiva - "Deus abençoou e guiou o teu caminho até juntá-lo ao meu".
  • Noivo - "Deus cuidou da tua vida, separando-a para mim".

   Confesso que estavámos muito nervosos nessa hora e esquecemos completamente o que iríamos falar. Nossa pastora, a celebrante, deu a deixa para falarmos, e na hora olhamos um para o outro e rimos, porque não lembrávamos a frase, então ela disse e nós repetimos, assim como acontece com os votos, rs.


5 - Juntos, os noivos jogam o restante de suas areias no recipiente e o Celebrante conclui :
 "O amor é forte e fiel, o casamento é diante de Deus indissolúvel, assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel”.
    Nessa hora foi engraçado, pois eu queria fazer um desenho bonitinho no jarro, então quis que cada um jogasse um pouco, eu jagava um pouco, depois ele, os convidados acharam graça disso e acho que ficaram um  pouco ansiosos (ou irritados) também, falavam: "joga logo", rs. Aí para causar suspense, só jogamos juntos no finalzinho, e os convidados fizeram uma festa : "Eeeeeee" , rs.



    Nas imagens 3, 4 e 5, é possível ver a reação das pessoas quando eu quis que cada um jogasse um pouco, rs. e Na imagem 6 a finalização juntos, rs.

   É importante que a escolha do recipiente seja cautelosa, pois ele é guardado pelos noivos como um marco, uma lembrança desta união matrimonial, e nada melhor que um jarro bonitinho enfeitando sua sala, rs. Dizem para ser um jarro com tampa, mas o nosso não tem tampa e não teve nenhum problema, só é importante pressionar as últimas areias um pouco para "selar" e a areia não sair.
   Nós queríamos que tivesse um formato de coração, mas rodei todo o mercadão de Madureira, toda a internet, falei até com o casal que fez a caixa do buquê e os vidros do casamento, mas não tinha em lugar nenhum, então procuramos um com formato diferente, pois não queríamos um jarro reto, grosseiro. Já os jarrinhos menores, queríamos algo reto e simples mesmo, pois serviria apenas para armazenar a areia antes de jogar no jarro maior. Seguem as fotos da nossa inspiração :



Significados das cores :
  • Preto - mistério e fantasia, associado a sofisticação e luxo. Significa também dignidade.
  • Branco - paz, calma, pureza, inocência.
  • Vermelho - é a cor da paixão e do sentimento, simboliza o amor, o desejo.
  • Verde - vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
  • Amarelo - calor, luz, prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.
  • Azul - é a cor do céu, do espírito e do pensamento, simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade, a sutileza, o ideal e o sonho.
  • Castanho - é a cor da Terra, significa maturidade, consciência e responsabilidade, está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
  • Lilás - significa espiritualidade e intuição.
  • Rosa - significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
  • Dourado - ou cor ouro está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.
Nossa escolha foi a seguinte:

Pais - branco
Noiva - rosa
Noivo - azul

    Para nunca nos faltar a paz, inocência, calma, pureza, lealdade, fidelidade, sonhos, beleza, saúde, sensualidade e o romantismo. Embora as cores sejam simbólicas, o que não pode nos faltar é a fé em Deus e no nosso relacionamento, que em todos os momentos, bons e ruins, venhamos lembrar do que foi dito e idealizado nesse momento. Que possamos olhar para nossas areias na estante de nossa casa e ver que desde o princípio foi planejado por Deus, e juntos poderemos superar qualquer obstáculo.


    A quantidade de areia vai depender do tamanho jarro, nós compramos 2 sacos de areia de cada cor, e fizemos o teste: colocamos uma única cor no jarro menor e enchemos o maior duas vezes com um pote dos noivos, e 3 vezes com um pote dos pais, para ver até aonde encheria, e vimos que ficaria na metade do recipiente maior. Depois do casamento terminamos de encher o vaso em casa, e ele ficou uma graça.

  Quem quiser ver o pocket vídeo do casamento, tem uma parte da cerimônia das areias:



   Espero que tenham gostado, deixe seu comentário aqui em baixo.
Já presenciou essa cerimônia, o que você achou ?


Beijos, e até a próxima !!