12.8.13

Cronograma Capilar


Olá pessoal, ja ouviram falar em cronograma capilar?
Então meninas,  o cabelo precisa de 3 fases de cuidado e o cronograma capilar junta essas 3 formas para cuidar melhor do cabelo, dar o que ele precisa, e as fases são: hidratação, nutrição e reconstrução, nessa ordem. TODO CABELO precisa de um CC, principalmente os que contém químicas e descolorações..


Com que frequência se deve fazer? SEMPRE, sim o cabelo ta sempre precisando desses cuidados, mas não se assuste q não é assim tão aterrorizante.
Qnd não tiver tempo pra deixar o creme agir, troque o condicionador por ele, tem máscara capilares que tem o mesmo tempo de ação de um condicionador e tem muito mais nutrientes. Eu não uso mais condicionador, toda vez lavo com shampoo e passo a máscara que meu cabelo ta precisando no momento, e deixo a máscara agir horas e horas (quando tenho tempo, né), rs.

O cronograma capilar tem uma ordem, como já disse ali em cima, e precisa de disciplina, paciência e dedicação. A ordem é: Hidratar, Nutrir e Reconstruir.

Vamos chamá-los assim para facilitar: 
  • Hidratar = H
  • Nutrir =
  • Reconstruir = R
  • H é reposição hídrica. A água é essencial na estrutura do fio, e essa fase é justamente para repor a água. E para o cabelo absorver todos os nutrientes e proteínas que os próximos passos darão, é preciso de H antes de qualquer outra fase!
  • Qual estado capilar é mais necessitado? Cabelos opacos e ressecados.
O resultado de uma H é maciez, maleabilidade, suavidade, fios leves 
Exemplos de ativos: Extratos de vegetais (frutas, flores...), Vitaminas ( A - B - C - D - E ), D-Pantenol (BEPANTOL), Semi di lino, Aloe vera (BABOSA), Glicerina, Sacaroses (açúcar e mel), etc.
  • N é reposição lipídica. Ela sela a água adquirida na H. A maior parte dos ativos nutritivos vem de óleos / lipídeos / gorduras. 
  • Qual estado capilar é mais necessitado? Cabelos porosos, com excesso de volume e frizz.
O resultado de uma N é brilho,  sedosidade, elimina o frizz, pesa um pouco mais que a H.
Exemplos de ativos: Ceramidas , Manteiga e Óleos em geral: Karité, Argan, Coco, Tutano, Oliva e por aí vai..   ( sim, a N tem a mesma função que a Umectação, só que se usa creme ) etc.
  • R é reposição proteica. A parte mais importante, mas o EXCESSO de Queratina deixa os fios duros e quebradiços. O cabelo é feito de queratina, e ele precisa repor, mas em EXCESSO faz mal à saúde do cabelo. ( falei excesso tantas vezes pra alertar vcs a usarem queratina com cautela, mas se exagerar e ta sentindo que seu cabelo ta ficando duro, na próxima fase faça uma H e pare de usar queratina por um tempo. Na R pode-se usar outros ativos, veja abaixo outros exemplos de ativo: )
  • Qual estado capilar é mais necessitado? Cabelos frágeis, elásticos e quebradiços. 
 O resultado de uma R é selamento das cutículas, massa capilar, força, fios mais encorpados e as vezes até fica mais liso.  
Exemplos de ativos: Queratina, Colágeno, Aminoácidos ( Lisina, Arginina, Cisteína, Creatina, Serina, Sericina, Prolina..), Proteína hidrolisada da soja, entre outros.
Obs: Os aminoácidos terminam em ina, ou se não tiverem em português, terminam com ine .
   Para vc montar sua tabela, tem que saber do que seu cabelo precisa. Veja o estado dele e olhe ali em cima em "Qual estado capilar é mais necessitado? ". E monte a tabela de acordo com a necessidade do seu cabelo e quantas vezes por semana vc lava. 
Ex: Se vc lava o cabelo 3x por semana e tem um cabelo normal, pode fazer uma tabela assim:
Os dias que vc lava não precisam ser Segunda, Quarta e Sexta, isso foi apenas um exemplo.
Se seu cabelo tiver precisando de todas as fases, pode fazer assim:

Na R pode ir intercalando produtos com Queratina e Aminoácidos para fugir dos Excessos.
  Meu cabelo eu lavo 2x por semana e ele precisa de um pouco mais de R . Nem sempre lavo esses dias, as vezes eu fico suada, vou a paria, piscina e lavo até mais vezes na semana. Mas nas semanas normais, é geralmente isso pq cabelo colorido e com alisamentos não da pra ficar lavando sempre que sai tudo e desbota demais.



 Vc não precisa lavar nesses dias certinhos, pode lavar um dia e ficar 2 ou 3 sem lavar e quando lavar de novo fazer a próxima etapa...
Deu pra entender?? Então vc vê do que seu cabelo precisa e monta seu CC de acordo com os dias que vc lava. Tente não ficar mais de 3 dias sem lavar, pra ter um resultado melhor.
E quando acabar o mês ( ou a 4ª semana, dá no mesmo ) repita todo o processo da 1ª semana, ou mude o seu CC, se seu cabelo não precisar mais desse, faça outro de acordo com as novas necessidades dele.
Não é preciso ser RYCA pra fazer um cronograma, qualquer um pode fazer, tbm serve produtos baratos, é só "batizá-los" com os ativos de cada fase.
Exemplo : A grana ta curta esse mês e não da pra comprar os melhores produtos, então, é só batizar o seu Yamasterol ( ou qualquer creme que vc tiver em mãos, falei yamasterol pq ele é barato, multifuncional e não contém derivados de petróleo ) com os ativos .. 
Na H vc usa o creme com bepantol, na N creme com algum óleo, nessa fase vc tbm pode fazer uma Umectação usando o azeite extra virgem que tem na sua cozinha, e na R, creme com queratina ou ela pura.. Lembrando que isso é um exemplo e pode ser usado qualquer ativo descrito acima, e pode misturar esses ativos na sua máscara cara tbm pra potencializar, MAS TOME CUIDADO COM A R, QUERATINA EM EXCESSO FAZ OS FIOS FICAREM RÍGIDOS E QUEBRAREM, o ideal é fazer só qnd o cabelo realmente ta precisando, ou de 15 em 15 dias.
  • O ideal é vc olhar a composição dos produtos, e ver os ativos, porque as vezes um que ta escrito que é para hidratação, pode ter óleos ou aminoácidos e ser pra N ou R. Por isso é importante vc olhar o que compõe a máscara que vc usa, assim vc saberá como classificá-lo e fazer o CC certinho.
  • Na hora de comprar sua Máscara e os ativos ( caso queira "batizar" )  olhe a composição e veja o que tem, não é tão difícil quanto parece. Prefira as que não tenham Parafina líquida, Parabenos, pois esses derivados de Petróleo só maquiam o cabelo e fazem uma capa que impede os nutrientes de entrar.
  • Mas tbm existem máscaras que tem um pouco de cada etapa, aí na hora de classificar é só você testar e ver qual efeito que da no seu cabelo, só olhar ali em cima o resultado de cada fase. Lembrando que pode dar um efeito de R pra vc e N pra outra pessoa.
  • Condicionador não serve como etapa, eu prefiro até trocá-lo por essas etapas. Lavar com xampu e depois fazer a etapa do dia. Nem Leave-in, leave-on, reparador de pontas, creme para pentear .. Há pessoas que usam o condicionador depois da etapa pra fechar as cutículas, mas o use apenas se ele tiver o pH mais ácido ( menor ) que o da máscara. Exmáscara com pH 4,5 e condicionador pH 3; já se for uma máscara com pH 3,5 e um condicionador com pH 4, não use. Isso se sua máscara indica o valor do pH.
  • Quem faz progressivas que contém queratina ou cauterização, o ideal é não fazer a R com queratina logo após a escova, e sim a H ou N.
  • Apenas na fase R necessita o uso de shampoo Anti-Resíduo, pois quanto mais abertos estiverem as cutículas do cabelo mais moléculas de proteína ele absorverá.
  • Existe também o Repositor de Massa Capilar ( RMC ) que nos confunde muito, mas na verdade ele é uma mistura destas 3 etapas, e como é a mistura dos 3, tem menos ativos, o melhor a ser feito é uma manutenção separadamente.


Esse é o primeiro post sobre o cronograma capilar, como o assunto é complexo terá mais. Para ver o próximo sobre as máscaras. Clique Aqui ! !!








9 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que você gostou, fico mt feliz por estar agradando..
      Continue ligada no blog que terá outros post interessantes tbm .

      Excluir
  2. Adorei a as dicas estou precisando mto

    ResponderExcluir
  3. Adorei a as dicas estou precisando mto

    ResponderExcluir
  4. Adorei a as dicas estou precisando mto

    ResponderExcluir
  5. Adorei a as dicas estou precisando mto

    ResponderExcluir
  6. Oi acompanho seu blog a pouco tempo, estou amando e tirando todas as duvidas...
    Queria saber tipo a cada lavagem eu escolho ou H,N,R pafa fazer?
    Faço a que no momentoeu cabelo precisa e isso?

    ResponderExcluir
  7. Oi acompanho seu blog a pouco tempo, estou amando e tirando todas as duvidas...
    Queria saber tipo a cada lavagem eu escolho ou H,N,R pafa fazer?
    Faço a que no momentoeu cabelo precisa e isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , Jessica, vc pode montar um esquema na semana , pode começar com o q o seu cabelo estiver precisando mais, e sempre ir intercalando. Que bom q vc tá gostando , bjs. 😘

      Excluir

Escreva aqui uma mensagem para mim !